sábado, 23 de novembro de 2013

"AI JÁ É DEMAIS PARA A EDUCAÇÃO"

Por: Pericles Gomes.
Imagem: Internet.

Gosto muito da frase do sociólogo francês Gustave Le Bon, "Muitas pessoas são dotadas de razão, muito poucas de bom senso". É verdade que se tratando de política, qualquer pessoa dotado de razão jamais beneficiaria um determinado grupo que se opõe ao seu modelo político governamental. Mas sabendo-se que outros tantos do seu próprio grupo inclusive e a população em geral seriam beneficiadas diretamente, não beneficiar o "tal grupo" é sem sombra de dúvidas uma terrível falta de "bom senso".


Mas afinal de contas, vamos ao que quero vos dizer. Acho que é do conhecimento de todos, que foi implantado no nosso distrito um programado do Governo Federal, chamado de "Programa Mais Educação". O Art. 1o   do Decreto presidencial nos diz qual a finalidade do programa, vamos a ele: O Programa Mais Educação tem por finalidade contribuir para a melhoria da aprendizagem por meio da ampliação do tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens matriculados em escola pública, mediante oferta de educação básica em tempo integral.


E ainda nos dar as coordenadas necessárias para a implantação do programa:
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria n° 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. 

Agora entro de fato no cerne da questão. Não quero desmerecer nenhuma atividade que foi implantada no nosso distrito, mas farei algumas perguntas, para melhor refletirmos. Por que a Capoeira patrimônio do nosso país e que vigora na nossa Ibitupã a mais de dez (10) anos ficou de fora deste programa?  Por que o xadrez um esporte secular também ficou de fora? O que é melhor, aula de bambolê ou de xadrez? Aula de futsal ( sendo que nem quadra temos ainda) ou de capoeira?


Qualquer pessoa (com idoneidade intelectual) com certeza responderia a capoeira e o xadrez (quero ressaltar que não sou contra nem ao bambolê nem ao futsal). Por que então nenhuma desses dois esportes não fazem parte da grade do programa aqui em Ibitupã? Oxalá que não seja isso... Mas será que é por que a grande maioria dos capoeiristas na eleição passada ficou contra a atual prefeita e ao vereador do nosso distrito e os que praticam xadrez também? Se for isso ou não, a  nossa comunidade merece no mínimo uma explicação plausível, por parte dos que os representam.


Não precisaria expor aqui os benefícios que ambas as atividades trazem, no entanto resolvi enumerar algumas.
Alguns benefícios do xadrez : Desenvolvimento do raciocínio matemático, maior habilidade na comunicação, aumento da criatividade, aumento da concentração, treina o pensamento crítico, aumento da memória, maior maturidade intelectual, aumento da autoconfiança, análise de consequências, ajuda nas decisões complexas, reconhecimento de padrões torna-se mais fácil, ajuda a lidar com situações não esperadas, aumento da disciplina, responsabilidade pelas ações.
Alguns benefícios da capoeira: Difunde o valor da defesa - e não do ataque, ajuda na formação moral, desenvolve e amplia a cognição, desperta a curiosidade infantil, promove o desenvolvimento físico, estimula o controle emocional e combate as inibições.


Agora pergunto mais uma vez: por que a capoeira e o xadrez ficaram de fora do Mais Educação em Ibitupã?

A não ser é claro que de fato, em Ibitupã "as coisas foram feitas para não funcionar", como costuma dizer meu amigo Pedro Henrique. Desse jeito é impossível se fazer "Mais Educação".
  

Termino com o mesmo Gustave Le Bon que nos diz que:
"Um ditador não passa de uma ficção. Na verdade, o seu poder dissemina-se entre numerosos sub-ditadores anônimos e irresponsáveis cuja tirania e corrupção não tardam a tornar-se insuportáveis".

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.


4 comentários:

  1. Por que o céu é azul ? A resposta vai ser a mesma para as perguntas que vcs fizeram ....

    ResponderExcluir
  2. Por isso que IBITUPÃ não vai pra frente!! Só vivem de intriguinhas.. Muito difícil agradar a todos! não acha?

    ResponderExcluir
  3. Boa parte do escrito é plagio roubado do manual do mais educação vale lembrar que plagiar é CRIME !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Não estou entendendo porque vc6 estão escondendo a cara. Não sei se vc sabe mas plágio é quando vc usa algo de alguém sem citar a fonte, ou vc não leu ou tá sendo leviano(a), pois citei o que fazia parte Portaria do Governo Federal, citei inclusive o artigo do Decreto Presidencial.
    O engraçado é que passaram oito anos falando mal, criticando, fazendo inclusive baixarias e não tinha todo esse alvoroço. A gente agora tá simplesmente cobrando as respostas que o povo tem direito e ( PASMEM...) nem um ano tem ainda e estão se sentindo os mais injustiçados do mundo.
    O objetivo do artigo foi simplesmente obter a resposta da pergunta que fiz questão de por em negrito: Por que a capoeira e o xadrez ficaram de fora do Mais Educação em Ibitupã?

    ResponderExcluir