sábado, 1 de fevereiro de 2014

HOJE FAZ 14 ANOS QUE A CAPOEIRA FORA IMPLANTADA EM IBITUPÃ.



Por Leandro Bahiah.
Fotos: Amauri Leão.

Profs. Luciano (Pó), Juedson, Sandro e Me. Nininho e Prof. Amauri.
Neste sábado (01) faz 14 anos que a Capoeira foi implantada com sucesso no distrito de Ibitupã (BA). Este esporte genuinamente brasileiro que é um símbolo de resistência da cultura afrodescendente na Bahia. E que para o orgulho dos praticantes, simpatizantes e amantes deste esporte ganhou o mundo. E este dia é muito feliz especialmente para os capoeiristas ibitupaense. Logo mais às 18h30 haverá uma Roda de Capoeira na Praça Valvy Malta Veiga para comemorar o feito com a presença do Contramestre Darkson (Kinho) e todos aqueles do Grupo Associação de Capoeira Filhos de Canjiquinha (ACFC) e convidados.

Não é de hoje que em nossos artigos tem-se propagado a importância deste esporte e os benefícios que ela traz principalmente para as nossas crianças e adolescentes, e ao mesmo tempo cobrado do poder público que tem a obrigação de prover o esporte, contudo, nada fora feito. Mas, os capoeiristas não se entregaram aos obstáculos e mesmo com dificuldades persistem na prática da Capoeira como os irmãos, professor Amauri Leão e Adenilson Kbça, outras pessoas como prof. Juedson Ferreira (Risadinha), Jonatas, Dãe, e Sandro.

É vergonhoso, mas, até o momento os praticantes da nobre arte não tem um local para o seu exercício. Todavia, o poder público e as autoridades ficam inertes e passivos vendo esta situação, absorto em suas mesquinhez sem dar a resposta que lhe de direito. É dever de o município garantir a permanência da Capoeira, através de recursos destinado a Secretária de Educação de Esporte do município.

Mestre ROQUE.
Veja alguns dos benefícios que a Capoeira propicia: Difunde o valor da defesa - e não do ataque, ajuda na formação moral, desenvolve e amplia a cognição, desperta a curiosidade infantil, promove o desenvolvimento físico, estimula o controle emocional e combate as inibições. Para termos uma ideia o programa Mais Educação não colocou em suas atividades, a Capoeira. Veja!(http://ibitupanews.blogspot.com.br/2013/11/ai-ja-e-demais-para-educacao_23.html). Em outro artigo publicado no blogue Enfoque Entretenimento em Junho de 2012 já cobrávamos providências uma vez que a Capoeira corria sérios riscos. O título da postagem: “A Prática da Capoeira em Ibitupã Poderá Está Com Os Dias Contados”.(http://enfoqueentretenimento.blogspot.com.br/2012/06/pratica-da-capoeira-em-ibitupa-podera.html). No ano de 2010 a capoeira foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial brasileiro. Um prêmio justo, apesar de tardio.

Mesmos com estes entraves e percalços é uma vitória meio adversidade dizer com muito orgulho: “Parabéns a todos, pelo quatorze anos de Capoeira em Ibitupã!”. Certamente tirou muitos jovens do mundo da ilicitude, das drogas e do sedentarismo. E muito Obrigado. 

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.