quinta-feira, 1 de maio de 2014

OS TRABALHADORES DE IBICUÍ TEM MOTIVOS PARA COMEMORAR O DIA DO TRABALHO.

Lagoa Grande Net
Por: Leandro Bahiah.
Imagem: Gi Barbosa.

No dia do Trabalho será que muitos trabalhadores ibicuiense tem motivos para comemorar? Os trabalhadores de Ibitupã e Água Doce têm todos os seus direitos respeitados, principalmente os trabalhadores rurais? Acredita-se que nesta data existem mais motivos para reivindicar direitos do que comemorar direitos. Já parou para pensar nestas indagações?!
Conheça direitos básicos do trabalhador garantido pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho e pela Constituição Federal: Carteira de Trabalho deve estar assinada pelo empregador, jornada de trabalho de até 8 horas diárias e hora extra, 13º salário, férias remuneradas, a empresa ou fazendeiro tem o dever de depositar o FGTS, seguro-desemprego, vale transporte, abono salarial, alimentação e assistência médica, licença maternidade, aviso prévio e faltas justificadas. A CLT garante ausência ao trabalho em alguns casos: Dois dias por falecimento de Conjugue, ascendentes (pais/avós), descendentes (filhos e netos), irmãos ou dependentes; Três dias após casamento; Cinco dias após nascimento de filho, no caso dos pais (licença-maternidade); Por doação voluntária de sangue (uma vez a cada doze meses de trabalho); Para cumprir exigências do serviço militar; Para prestar vestibulares cursos do ensino superior ou para comparecer em juízo (participar de júri, por exemplo). Fonte: Folha de S. Paulo.
Em nosso município tem trabalhadores que ainda não tem estes direitos citados acima respeitados. O que fazer? Os vereadores de Ibicuí, o Sindicato Rural e o Ministério do Trabalho e outros Órgãos competentes tem que fiscalizar conjuntamente e sair visitando as fazendas, ouvir estes trabalhadores e tomar as providências cabíveis na forma Lei. Até mesmo abrir uma CPI na Câmara. Os trabalhadores desinformados aceitam tudo calado porque não tem ninguém para ouvi-los. Como diz o poeta:

“Trabalhador cadê vossos direitos?

Oh, triste lugar da desinformação!

Brasil teus filhos são leigos.

Uma grã vergonha para Nação.”

Que bom seria se neste dia não existissem ainda trabalhadores reivindicados direitos já conquistados e já previstos pela CLT e pela Constituição Federal.

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios.

DILMA ANUNCIA CORREÇÃO DA TABELA DO IR E REAJUSTE NO BOLSA FAMÍLIA.

Correção será de 4,5%; no Bolsa Família, 36 milhões terão 10% a mais. Presidente fez anúncio de medidas em pronunciamento do 1º de Maio.

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (30), em pronunciamento dedicado ao Dia do Trabalho em cadeia de rádio e televisão, que assinou uma medida provisória corrigindo a tabela do imposto de renda e um decreto que atualizará em 10% os benefícios do Bolsa Família de 36 milhões de pessoas integrantes do programa Brasil sem Miséria.
No pronunciamento, a presidente não informou qual será o percentual de correção da tabela do imposto de renda, mas disse que "vai significar um importante ganho salarial indireto e mais dinheiro no bolso do trabalhador".
Após a fala de Dilma na TV, o ministro da Comunicação Social, Thomas Traumann, afirmou que a correção será de 4,5% e que a medida provisória será publicada na edição desta sexta (1º) do "Diário Oficial da União".
A tabela do imposto de renda é corrigida anualmente em 4,5% desde 2007. O percentual de 4,5% é o que o governo estabelece como meta para a inflação anual. No mês passado, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação direta de inconstitucionalidade para que a tabela seja corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial. Em 2013, o índice da inflação oficial foi de 5,9%. Para 2014, a projeção do mercado é de uma inflação de 6,5%.
Bolsa Família
Sobre o Bolsa Família, Dilma afirmou que o objetivo da atualização dos benefícios em 10% para 36 milhões de beneficiários é assegurar essas pessoas "continuem acima da linha de extrema pobreza definida pela ONU".

A assessoria do Ministério do Desenvolvimento Social informou na noite desta quarta que terão o reajuste de 10% aqueles beneficiários que atualmente recebem o piso do Bolsa Família (R$ 70). Essa parcela corresponde a 36 milhões dos cerca de 50 milhões de beneficiários do programa.
'Dificuldades'
A presidente, cuja pré-candidatura à reeleição sofre resistência de políticos aliados que defendem o chamado movimento "Volta, Lula", disse que as dificuldades "são fonte de energia e não de desânimo".

"Se nem tudo ocorre no tempo previsto e desejado, isso é motivo para acumular mais forças, para seguir adiante e, em seguida, mudar mais rápido. É assim que se vence as dificuldades, é assim que se vai em frente", declarou. A presidenta tocou em assuntos como o salário mínimo, inflação, energia,corrupção e Petrobras.
Fonte: G1.