quarta-feira, 1 de julho de 2015

É PRECISO PRATICAR MAIS IBICUINIDADE IBICUIENSES.

Por: Leandro Bahiah. 
Imagem: Internet. 

“Santo de casa não faz milagres”. Você já ouviu este ditado antes? Este ditado é uma verdade quando se trata de Ibicuí. Para boa parte dos ibicuienses tudo que vem de fora é bom; E esta máxima vale para todas as profissões e áreas, inclusive na política. Este fenômeno era compreensivo, por exemplo, se as pessoas de Ibicuí se preparassem fora (capital/grandes centros urbanos) e depois voltassem para exercer cargos importantes no município. Não basta se preparar fora, tem que ser de fora, ou seja, um forasteiro - para ser bem-vindo em Ibicuí.
Isto não é uma particularidade de Ibicuí, só que muito das vezes as pessoas tem-se arrependido amargamente desta confiança dada aos forasteiros. Sabe por quê? Em alguns lugares do Brasil aconteceu o seguinte: pastor que se revelou bandido, homem que era um falso médico e acabou vitimando alguém ou na sua maioria das vezes políticos que afanou o dinheiro público e depois fugiu. E que resta no final é um: “Como foi que aconteceu isso? Parecia ser uma pessoa tão boa”. Aí já é tarde!
É importante dar guarida e oportunidade as pessoas que vem de fora, pessoas que constituiu família e que merece um voto de confiança, mas é de fundamental importância que os ibicuienses dê chances aos filhos da terra. “Que nada moço. Filho da terra pra mim é isca”, debocham os despolitizados e portadores do complexo de vira-lata. Olhem mais com carinho para os conterrâneos. Já ouvir muitos: “Não voto em Sicrano, porque ele não tem dinheiro... E quando entrar vai roubar”. E hoje os que mais lesam o Brasil são os que mais tem - as CONSTRUTORAS PODEROSAS AÍ.
É preciso que os ibicuienses pratiquem mais ibicuinidade, esta é a impressão que passa, infelizmente. Leve a bandeira do seu município nas costas, cante o hino municipal com orgulho nos comícios e eventos. Não basta ser ibicuiense, tem que parecer ibicuiense! Faço um desafio: Qual destes candidatos que não nasceram em Ibicuí ou até mesmo os que nasceram que concorreram em 2012 sabe cantar o hino de Ibicuí. É de causar inveja mortal em qualquer patriota fanático?
Agora compreendo porque a Secretaria de Esporte de Ibicuí investe tão pouco em esporte. Já presenciei partidas pelo campeonato de futebol de Ibicuí entre o time de Ibitupã e o Ibicuiense que Estádio Municipal estava vazio. Em Dário Meira, cidade que nem estádio tem, o povo vai em peso! Mulheres, homens e crianças. Os dariomeirenses gostam de futebol, e olha que não precisa ser um Serrano e Colégio que é o maior clássico de rivalidade da cidade para o público se fazer presente, é lindo de ver!
A conclusão é a seguinte: A maioria do povo de Ibicuí não gosta de futebol ou falta a tal da ibicuinidade. Os ibitupaenses adoram esporte, os campeonatos que foram realizados aqui foram sucesso de público! Espero que as pessoas prestigiem a Seleção de Futebol de Ibicuí no intermunicipal futuros. Pessoas que moram em Ibicuí me contaram que entre o jogo de Ibicuí e Floresta Azul no Intermunicipal passado, a maioria do dos torcedores eram florestenses.
Tudo que vem de fora é bom. E os conterrâneos não merecem créditos? Médicos (as), professores (as), advogado (as), bandas, enfermeiros (as), políticos, e etc. Só os forasteiros são dignos de elogios, aplausos e confiança. Não permitam que a máxima do (O Profeta nunca é bem aceito na sua própria terra), e longe de mim querer ser um profeta. No mais, a chance de arrepender-se com os conterrâneos é mínima, porque você já o conhece.
Ibicuienses perdão se estas palavras não transmitem a realidade desejada e verdadeira, porém é a impressão que passa. Todavia é sempre bom praticar mais a ibicuinidade.


Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento: Leandro Bahiah. Direção de Marketing: Abel Meira. 
https://ibitupanews.blogspot.com/b/post-preview?token=jhB5S04BAAA.3LB8ADE6lNQ1MN1aCWsVZQ.qjwJXTmIgG6ciWeK-ipkQg&postId=5846750967177723269&type=POST