segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

CLÁUDIO DOURADO E "O DIA DO VOLTO"!

Por: Pericles Gomes

Estava vendo hoje, a reprise da entrevista do ex-prefeito Cláudio Dourado a Guarani FM. Cheguei à conclusão de que Ibicuí dificilmente produzirá um político como ele. Mesmo nunca tendo votado nele, não posso deixar de admitir que ele seja um político, diferenciado.  O cara foi ovacionado por ter cedido uma entrevista se auto promovendo, e pasmem! Na FM dele.

Roberto Pompeu de Toledo escreveu um artigo defendo o nome do Senador Romero Jucá, como o político típico brasileiro. E eu, defendo o nome de Cláudio Dourado como o político típico de Ibicuí, a entrevista e eu advogamos a seu favor.

“Se alguém interessado nos costumes da nossa política pedisse que lhe indicassem, para um estudo de caso, um político típico Ibicuiense, mas bem típico mesmo, a escolha desse  que vos escreve seria o ex-prefeito Cláudio Dourado. Claro, há muitos políticos típicos por aqui. Mas a maioria falhará num item ou outro. Já Cláudio, por quem esse que vos escreve confessa nutrir, há tempos, especial predileção, reúne, em sua pessoa e em sua biografia, tudo o que o político Ibicuiense tem de mais entranhadamente seu. Deseja-se, para construir o personagem, alguém capaz de servir a (e servir-se de) diferentes governos? Dá Cláudio na cabeça. Alguém com suficiente número de contas rejeitadas pelo TCM e pela Câmara de Vereadores? Outra vez, Cláudio não decepciona. Proprietário de uma FM e usando dela para se promover? Cláudio na lata! Um político que, mesmo sucateando o Município, é aplaudido por muitos? Cláudio outra vez! Um político amado por muitos e odiado por outros tantos? Cláudio! Cláudio!

 Cláudio ostenta a particularidade de ser ao mesmo tempo relevante e irrelevante. Não é fácil de entender, mas com um pouco de esforço o estudioso chega lá. Maioria aterradora dos Ibicuienses conhece e já foi visitado por ele. Distingue-se como excelente orador, tem personalidade marcante, mesmo sendo representante de um pequeno município, conseguiu ser presidente da AMURC (Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia), e acumulou cargos de destaque e incumbe-se de líder da região. O cara é sensacional!

Cláudio nunca esteve na crista da onda. Ao mesmo tempo, sempre esteve na crista da onda. À primeira vista, é um paradoxo. No entanto, ao aprofundar-se no assunto, nosso estudioso talvez chegue à conclusão de que, entre os cláudios da vida, reside aí o pulo-do-gato. Sob o jeitão simplório, meio zonzo, esconde-se uma natureza ligadíssima. Senão, não teria conseguido por três vezes, ser eleito prefeito e ainda surfar vitorioso no mar de lama que em diversas ocasiões ameaçou tragá-lo”.

Voltando a entrevista; ao ser perguntado pelo entrevistador se seria candidato, ele assim responde: “Sou candidato a ser candidato”! E concluiu a entrevista de forma magistral, parafraseando Dom Pedro I: “Se é para o bem de todos, diga ao povo de Ibicuí que volto”! De fato, é digno de aplausos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário