segunda-feira, 4 de abril de 2016

IBICUÍ ENFIM TERÁ MAIS DE DOIS CANDIDATOS A PREFEITO. É O QUE SE COMENTA NOS BASTIDORES!

Por: Pericles Gomes

Guimarães Rosa alcunhou a seguinte afirmação: "no mais, mesmo, da mesmice, sempre vem a novidade". E essa semana, a afirmação do Guimarães, ecoou como uma verdade para a pobre politica de Ibicuí, que nunca passou de "mais do mesmo". Podemos afirmar que sim, Ibicuí terá mais de dois candidatos. É o que se comenta nos bastidores. 

Espero muito em breve dividir com vocês o meu contentamento e revelar quem é o candidato. Adianto de antemão que terá o meu apoio irrestrito. Assumo publicamente desde já, especial predileção pela candidatura  E esse que vos escreve tem torcido para que essa candidatura se confirme, pois penso, que já passou da hora de uma terceira via, fora desse eixo que se estabeleceu em nossa cidade. 

Faço agora uma metáfora de uma metáfora do Rubem Alves, para que entendamos como funciona a política em nosso município:

Em Ibicuí, são muitos os partidos que, no frigir dos ovos, se reduzem a dois: o partido dos que mandam e o partido dos que obedecem, os que mandam são devotas de São Francisco, sabem que é dando que se recebe. Assim, movidas por esse ideal espiritual, elas dão migalhas aos que obedecem...; 

Os que obedecem acreditam nas boas intenções dos que mandam e tomam esse gesto de dar migalhas como expressão de amizade. A abundância das migalhas os faz confiar nos que mandam. E, como expressão da sua confiança nascida das migalhas, eles elegem os que mandam como seus representantes. Assim, os que mandam representam os que obedecem. Aos que mandam é dado o direito de gerir e de fazer as leis que regerão a vida dos que mandam e dos que obedecem...; 

As leis que regem o comportamento dos que mandam não são as mesmas dos que obedecem. Sendo representantes do povo, precisam de proteção especial. Essa proteção tem o nome de "privilégios", isto é, leis que se aplicam só a eles. Privilégio é assim: quem manda julga quem obedece. Mas quem obedece não julga quem manda. Quem manda julga quem manda. Logo, quem manda absolve quem manda.

"Todos os cidadãos são livres e têm o direito de exercer a sua liberdade. "Os que obedecem são livres para serem vegetarianas e têm o direito de comer migalhas. Os que mandam são carnívoros e livres para comer tudo o que quiserem, inclusive o que pertence aos que obedecem. Vontade de quem obedece solitária só serve para escolher suas representantes".

Dito isto tudo, conclamo a todos! Acordai Ibicuí! Unamo-nos contra esses que só querem continuar mandando! Uma terceira via precisa se consolidar como força política que promova o bem comum. Impressiona-me negativamente tão somente, ver tanta gente com grau de instrução elevadíssimo em nosso município, ainda não ter despertado e se unido, para construir a Ibicuí que queremos. Essa é o papel de todos nós. Não sejamos negligentes! O futuro nos cobrará!


Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento: Leandro Bahiah. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Jamilson Campos e Werônica Rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário