quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

CARTA ABERTA AO NOVO PREFEITO DE IBICUÍ.

Por: Pericles Gomes.
Imagem: Internet.

Excelência, não quero ser pretensioso ao ponto de me fazer porta-voz de ninguém. Contudo, mui humildemente resolvi escrever, vésperas de sua posse como prefeito eleito de nossa cidade, uma carta aberta, reitero, de caráter cordial e fraterna. Peço que não entenda como malquerença de minha parte, sabes que lhe tenho em alta estima. És muito bem visto e quisto por mim. Por isso mesmo, que lhe escrevo.

Noto uma decadência sem precedentes em minha geração e também na de Vossa Excelência. Aliás, notadamente estamos vivendo tempos ruins, não somente aqui em nossa amada Ibicuí, mas em todo o país. Na política há uma frieza latente, que por vezes beira o cinismo. Não aquele "Cinismo" que foi uma escola filosófica grega criada por Antístenes, seguidor de Sócrates, e que teve como principal nome Diógenes. Estes filósofos menosprezavam os pactos sociais, defendiam o desprendimento dos bens materiais e viviam de forma nômade. Bem diferente dos cínicos de hoje.

Não é mais surpresa o alto número de pessoas que encontram justificavas para o genocídio, fratricídio, xenofobismo e agora até o Supremo que é o grande "guardião da vida", fugindo a uma prerrogativa que não é sua, legislou e descriminalizou o aborto até os três primeiros meses da gravidez. A indústria bélica a cada dia só cresce, ouvimos a todo instante, como na guerra fria, de uma corrida armamentista, e esta não poupa ninguém, nem crianças e nem idosos.

Prefeito, existe duas Ibicuís. A Ibicuí oficial e a Ibicuí real. Explico. Não é uma fala inédita, antes de mim, o grande Ariano Suassuna, disse o mesmo sobre o Brasil. 

A Ibicuí oficial está situada em duas grandes localidades, a saber: Praça Régis Pacheco e localidades próximas e Praça São Pedro e localidades próximas. Aí moram e estão os que definem tudo o que acontece na Ibicuí real, inclusive definiu que seria Vossa Excelência o prefeito eleito. Mas isso não vem ao caso. é segredo. Retomo: A Ibicuí real está um pouco mais distante da Ibicuí oficial, lá no Mandacarú se concentra a maioria das pessoas da Ibicuí real. Diante dessa verdade inconteste, deixo um pedido: não se esqueça que quem elegeu Vossa Excelêcia, e de forma esmagadora, foi a Ibicui real, não permita que os da Ibicuí oficial, permaneça definindo tudo o que tem que ser feito aqui. A Ibicuí real necessita de Vossa Excelência. No sentido mais profundo do verbo necessitar!

O papa Francisco insistentemente tem dito que "envolver-se na política é uma obrigação para um cristão, porque a política é uma das formas mais elevadas da caridade, visto que procura o bem comum". É através dela que se faz justiça social. Por isso, faço o mesmo pedido que o cardeal Cláudio Hummes fez ao papa eleito: “Não se esqueça dos pobres”. São eles os que mais precisam de um bom prefeito. Que ao término do seu mandato, o seu lema de campanha, seja também o de governo. E que Vossa Excelência seja de fato, “a esperança de um povo sem medo”.

Quase terminando essa carta, evoco um conselho de Ricardo Gondim que tomei como mandamento para minha vida. Divido-o com vossa Excelência:“Por favor, lembre: as duas únicas dimensões da vida que dispomos são o passado e o futuro. O futuro se desfaz tão velozmente em passado que nunca conseguimos estancar o presente; ele escapa por entre os dedos. Viver se resume em esperança e em lembrança. Todos os nossos atos, um dia, serão saudade ou remorso. Semeamos hoje para colher no porvir. Cada pessoa sempre escolhe como será o seu futuro. Não atrofiem a alma com ansiedade desnecessária – toda esperança mal antecipada pode virar ansiedade”.

Restam conselhos triviais: não queira ser prefeito sem antes saber que é preciso ter enorme cuidado. Os “amigos”costumam não ser tão amigos quando os tempos não são bons. Sugiro: Esteja sempre no meio do povo, nos momentos bons e principalmente nos ruins. Não fuja, esteja e seja presente. Ouça primeiro e aja depois de argumentar com coesão e coerência. Em tempos difíceis, dê as mãos, peça ajuda se nescessário. Lidere ao âmago, no entanto, seja cortês. É sempre bom lembrar que é preciso semear afetos e reativar o hábito de estar junto. Não se esqueça: carecemos uns dos outros!

Vossa Excelência não precisa ser o melhor prefeito que Ibicuí já teve, não se exija demais. Nos importávamos em ser o maior e melhor, quando erámos adolescentes, passamos dessa fase. Deixe esse desejo aos mais entusiasmados. Basta ser o prefeito e cumprir com as obrigações que lhe é inerente. Atribuições estas que Vossa Excelência conhece muito bem. Ademais, desejo um excelente governo, que o ano vindouro lhe traga e nos traga tudo de muito melhor. Forte abraço!

Diretor-presidente: Pericles Gomes. Edição e Revisão: Adenilson de Oliveira. Produção Executiva: Jailton Silva Gomes. Direção de Pauta: Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Marketing e Propaganda: Abel Meira Gomes. Colunistas: Pericles Gomes/Leandro Bahiah/Pedro Henrique/Kallil Diaz. Colaboradores: Jamilson Campos/Henrique Alexandria e Josenaldo Jr.

Um comentário: